Música Pastoral

Ao falarmos de música pastoral é importante lembrar o que significa o termo pastoral, hoje tão utilizado e infiltrado em nossas comunidades, o termo pastoral nos remete a idéia do bom pastor, do pensamento da unidade, do viver em comunidade sendo assim de celebrar juntos.

A música pastoral tem por característica o respeito às diferenças, a visão da realidade tão defendida no concílio Vaticano II onde se visa a participação das pessoas, onde a música deixa de ser mero instrumento de representação e passa a ser vivenciada pelas pessoas, tocando-as a medida do momento em que expressam de maneira simples o seu cotidiano são capazes de tocarem ao coração.

Não se esquecendo que a música também é silêncio, tais músicas remetem a reflexão com os pés no chão e destaca um Deus que é conosco, não a nossa a frente nem atrás, mas sim amigo íntimo.

A pastoral da juventude tem como incorporação a música pastoral e utiliza subsídios próprios como o oficio divino da juventude (um mini livro a qual consta orações, mantras, salmos e músicas diversas). A música pastoral também pode ser vista em subsídios como o oficio das comunidades.

Marilza Bonífacio

Fé e Justiça Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário