RESPEITO AO CALENDÁRIO LITÚRGICO

Seguindo a lógica anterior, vamos falar sobre o temor de muitos cantores por ai: o calendário litúrgico. A história da igreja também é regida pelo tempo que interfere e torna as celebrações mais organizadas, cronologicamente falando.

O calendário se divide em Advento, Natal, 1º período do tempo comum, Quaresma e 2º período do tempo comum. Organizamos estes itens em três anos A, B e C. Pois é, vocês devem estar pensando: por que falamos do tempo sendo que o assunto é música? A resposta achamos quando entendemos que a música não algo a parte da celebração, enfeite, a música é a celebração em si, havendo a necessidade de concordância com as leituras bíblicas.

Saber o que cada tempo simboliza é importante para não cairmos na situação de dúvida sobre o que se cantar na missa. O tempo do advento nos remete a esperança, a espera do nascimento de Cristo, o natal o sonho se realiza nasce o menino Jesus, o tempo comum é marcado pelo amadurecimento da fé e a quaresma representa a penitência, a reconciliação com o Deus que é puro amor.

Agora que já sabemos sobre o calendário, pensemos e reflitamos em nosso grupo sobre os seguintes aspectos:

1- Como nós jovens, temos preparado as nossas celebrações? 2-As músicas tem tido significado para nós?

3- Entendemos o que se celebra através dos cantos?

4- o tempo que seguimos condiz com nossa realidade?

Por: Marilza Bonifácio

Fé e justiça sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário