O PAPEL DO ANIMADOR

Paz e bem gente amiga, é com imensa alegria que volto a falar com vocês sobre aspectos referentes à música pastoral. Hoje vamos prosear sobre o papel daquela pessoa que se encarrega de “animar o encontro”. O papel do animador, termo usados por muitos, não é nada mais do que motivar o grupo ou a assembléia, a pessoa que exerce tal ministério não deve estar à frente para aparecer, mas sim de motivar a todos a participarem tornando se parte do que celebramos.

O canto deve ser uno em comunhão com todos, mesmo reconhecendo as diferentes personalidades marcadas por diferentes timbres. A questão da dispersão das pessoas e atuação passiva vem de uma cultura marcada pelo os desencontros de línguas, de objetivo comum, em épocas anteriores a missa, por exemplo, era rezado em latim o padre de costas, e a pessoas não entendiam e assim cada qual do seu jeito cultuava o seu Deus. Com o passar do tempo, graças a Deus e ao homem com sua racionalidade, adaptou a tradução a diversas línguas e as pessoas hoje cantam a mesma letra, se olham e se entende.

O que quero mostrar é que onde temos a deficiência cria-se formas de amenizá-las, ai entra o animador, que tempos atrás fazia o papel de catequizar, ensinar o povo a se comportar ou simplesmente aparecer, mostrar o dom que Deus lhe deu e o quanto ele o faz bem, como há sempre um dia após o outro, o papel do “animador” vem assumindo perante a igreja e seus órgãos outro sentido, o sentido de proporcionar as pessoas o sentimento e consciência de pertença, de protagonismo cristão.

É JUVENTUDE, é bom que nos policiemos em questão a isso, se não, corremos o risco de excluir jovens de nosso grupo, de nossas comunidades, assim, estaremos contribuindo por um mundo menos cristão e integro. A juventude é o sal da terra e temos que cultivar este tempero da tão querida “mãe terra”, como é lembrada pelos nossos irmãos índios.

Ponto de discussão:

1-Como o nosso grupo tem conduzido os nossos encontros?

2-Qual tem sido o papel do animador em sua comunidade?

3- Será que precisamos mesmo de alguém que atue como animador em nosso meio? Se sim qual é o seu papel?

4-Os jovens tem tido espaço em sua comunidade?

5- A fala do grupo, sua opinião, sua música preferida tem sido expressa somente por um membro, ou todos tem tido o seu espaço?

Por Marilza Bonifácio

Fé e justiça sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário